STULTIFERAE NAVES: A HISTÓRIA DA PERCEPÇÃO DA LOUCURA
Parole chiave:
História da loucura, Michel FoucaultAbstract
Problematizando a pretensão de verdade de um discurso científico em particular – o psiquiátrico –, a História da loucura exercita um estudo das condições de validade desse mesmo discurso e a isso se deve o caráter inovador da démarche foucaultiana. Não se trata de uma história da psiquiatria ou da psicopatologia, procurando investigar suas principais teorias ou procedimentos científicos em diferentes momentos de sua história. Tratase antes de uma problematização das condições anteriores e exteriores ao discurso psiquiátrico, que tem em vista o estabelecimento das condições históricas por meio das quais a loucura passou a ser considerada uma doença mental, tornando-se objeto de estudo de um saber científico específico.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.





