‘DE CIVITATE DEI’: HISTÓRIA E ‘ESCHATOLOGIA’ EM SANTO AGOSTINHO. PODER E RELIGIÃO NO CRISTIANISMO ‘LATINO’ E (PROTO) MEDIEVAL

Autores

  • Pedro Paulo Alves dos Santos Universidade Estácio de Sá - UNESA

Palavras-chave:

Estudos Medievais, História Nova, Literatura clássica e cristã, „Cidade de Deus‟ de Santo Agostinho, Escatologia cristã primitiva

Resumo

Entre os Estudiosos de „De Civitate Dei‟coloca-se muitas vezes a questão do valor axiológico da obra agostiniana de história como uma formulação cristã da história entre a Filosofia e a teologia. Para Santo Agostinho a compreensão da história humana supõe que sua finalidade seja analisada, ora, isto ultrapassa a capacidade de articulação do histórico e permanece em aberto. Diante da inconclusividade do discurso histórico na formulação de premissas escatológicas e morais surge a possibilidade de examinar o papel da revelação na elaboração do discurso histórico.

Downloads

Publicado

01-06-2008

Como Citar

SANTOS, Pedro Paulo Alves dos. ‘DE CIVITATE DEI’: HISTÓRIA E ‘ESCHATOLOGIA’ EM SANTO AGOSTINHO. PODER E RELIGIÃO NO CRISTIANISMO ‘LATINO’ E (PROTO) MEDIEVAL. PRINCIPIA, Rio de Janeiro, n. 16, p. 1–10, 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/11211. Acesso em: 20 mar. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.