NOTAS SOBRE OS ESTUDOS DA CORRELAÇÃO SINTÁTICA NA LINGUÍSTICA FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2023.87914Palabras clave:
linguística funcional, sintaxe, correlação sintáticaResumen
O funcionalismo linguístico, de modo geral, configura-se como uma corrente dos estudos da linguagem que, em oposição ao polo formalista, enxerga motivações e pressões dos usos linguísticos implicadas na estrutura gramatical das línguas naturais. Na visão funcionalista, a estrutura gramatical recebe interferências dos usuários de uma língua, que afetam, com suas experiências de linguagem, as formas gramaticais dessa língua. Neste trabalho, são abordados e desdobrados os seguintes eixos: oposição entre os polos formalistas e funcionalistas dos estudos linguísticos; exposição das principais correntes funcionalistas do século XX; abordagem da correlação sintática pela ótica funcional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Felipe de Andrade Constancio

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.





