O ENSINO DO GREGO MODERNO NAS UNIVERSIDADES DOS EUA: A QUEM PERTENCE OS PROGRAMAS DE GREGO MODERNO?
Palabras clave:
Estudos de Grego Moderno, Língua Grega Moderna, Universidades nos EUAResumen
Ao contrário dos Clássicos e do Grego Antigo, o interesse pela língua grega moderna e seu ensino, nas faculdades e universidades nos EUA, é muito mais recente e deriva principalmente do surgimento da literatura grega moderna no início do século XX. Kazantzakis, Cavafy, Palamas e, mais tarde, Seferis e Elytis desencadeiam, diacronicamente, o interesse dos investigadores nos E.U.A. e proporcionam uma ocasião muito boa para o estudo da língua grega moderna. Consequentemente, programas de Estudos do Grego Moderno foram desenvolvidos não estando necessariamente ligados aos Clássicos e a seu prestígio, a fim de atrair os estudantes. Eles focaram principalmente, e ainda fazem, na literatura e em outros tipos de artes, para além da linguagem e permeando tudo isso, na história atual, como pode ser notado nos respectivos currículos.
Este artigo tenta abordar as características do ensino do Grego Moderno nos EUA, uma vez que isso é influenciado em um nível organizacional e acadêmico, devido à natureza especial das universidades americanas (“faculdades versus universidades”, “públicas versus privadas”). Argumenta-se que, devido ao financiamento insuficiente e apesar da alta pesquisa, os Programas de Estudos Gregos Modernos não conseguiram se tornar departamentos independentes e, por meio dessa estrutura, melhorar. Eles geralmente pertencem a departamentos de Estudos Clássicos ( como em Harvard e Georgetown), ou, menos freqüentemente, pertencem a departamentos de história (como em Rutgers), ou estudos de área (caso de Indiana University Bloomington), enfatizando principalmente o aspecto moderno do campo. Como afirmado, alguns programas gozam de maior independência (caso de Princeton), como eles cooperam com muitos departamentos, e, administrativamente, eles pertencem diretamente às Escolas e Faculdades de Humanidades em suas universidades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.