NOTAS SOBRE OS ESTUDOS DA CORRELAÇÃO SINTÁTICA NA LINGUÍSTICA FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2023.87914Palavras-chave:
linguística funcional, sintaxe, correlação sintáticaResumo
O funcionalismo linguístico, de modo geral, configura-se como uma corrente dos estudos da linguagem que, em oposição ao polo formalista, enxerga motivações e pressões dos usos linguísticos implicadas na estrutura gramatical das línguas naturais. Na visão funcionalista, a estrutura gramatical recebe interferências dos usuários de uma língua, que afetam, com suas experiências de linguagem, as formas gramaticais dessa língua. Neste trabalho, são abordados e desdobrados os seguintes eixos: oposição entre os polos formalistas e funcionalistas dos estudos linguísticos; exposição das principais correntes funcionalistas do século XX; abordagem da correlação sintática pela ótica funcional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe de Andrade Constancio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.