O ROMANCE ANTIGO E SUA PROPOSTA DE PEDAGOGIA ERÓTICA

Autores

  • Ana Paula Cardoso Vasconcelos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Erotismo, Pedagogia, Romance, conduta sexual

Resumo

Pretendemos, com este trabalho, apresentar a prática de uma pedagogia erótica, sob a forma de uma questionável libertinagem, observada mediante um cotejo entre os romances Satíricon, de Petrônio (I séc. d.C) e Dáfnis e Cloé, de Longo ( II-III séc. d.C). Dentro dessa perspectiva, tentaremos enfatizar as inquietações que os indivíduos da sociedade greco-romana, representados em ambos os romances, sofriam frente às normas de conduta sexual que permeavam a sociedade da época. Do mesmo modo, refletiremos acerca de questões como: escravidão, racismo,homoerotismo, virgindade e fidelidade conjugal. Questões, ainda hoje, tabu em nossa sociedade.

Downloads

Publicado

12-06-2009

Como Citar

VASCONCELOS, Ana Paula Cardoso. O ROMANCE ANTIGO E SUA PROPOSTA DE PEDAGOGIA ERÓTICA. PRINCIPIA, Rio de Janeiro, n. 18, p. 75–82, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/8158. Acesso em: 2 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.