Lucíola e o trágico: estudo acerca das marcas do herói trágico em um perfil de mulher alencariano
Palavras-chave:
Lucíola, Trágico, HeroínaResumo
Recorrer aos clássicos para entender nosso tempo não é mesmo nenhuma novidade. Apelar para a tragédia grega a fim de identificar o que persiste em nossa compreensão acerca de nós mesmos se tornou lugar comum de investigações em diversas áreas de interesse. Tal estratégia se repete em razão, evidentemente, de uma inesgotável potência alegórica acerca da existência humana. O que pretendo neste breve trabalho é uma análise, em linha comparativa, das marcas do trágico na heroína Lúcia de Alencar, personagem que o próprio autor considera um de seus perfis de mulher. Para tal, dialogo com Benjamin, que se apresenta como um elo de compreensão do herói trágico, figura esta que se mostrou mais longeva do que a própria tragédia helênica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


