“AS CATILINÁRIAS” E “A CONJURAÇÃO DE CATILINA”: UMA BREVE ANÁLISE COMPARATIVA
Keywords:
As Catilinárias, A conjuração de Catilina, Figuras de Retórica.Abstract
O presente trabalho consiste em estabelecer uma breve análise comparativa entre os textos As Catilinárias e A Conjuração de Catilina, de forma a destacar suas principais características retóricas. Este estudo se limita na análise da primeira parte de cada obra: o primeiro discurso do primeiro texto e o prefácio do segundo.
Realiza-se esta pesquisa a fim de compreender a utilização do sistema retórico em cada texto, destacando as semelhanças e diferenças entre estes. Ressaltar as conveniências das técnicas de convencimento, bem como a significativa utilização das figuras de retórica no contexto cujo fim é a persuasão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.