ALEGORIA E SEGREDO II: Reconstruindo alegorias retóricas: um Manual e um Memorial
Keywords:
alegoria, retórica, interpretaçãoAbstract
Segundo de uma série de três artigos que visam a analisar a utilização do discurso alegórico – em sua vertente alegórica e hermenêutica – em três obras de José Saramago: Memorial do convento, Manual de pintura e caligrafia e O evangelho segundo Jesus Cristo. Neste segundo ensaio, enfocaremos a visão clássica sobre alegoria e metáfora, destacando as três qualidades básicas para a “boa mímeses” – a brevidade, a clareza e a verossimilhança – e os fines da alegoria retórica, os quais eram determinados em função da maior ou da menor clareza existente entre sentido literal e figurado. Analisaremos ainda as diferenças estabelecidas pela Retórica clássica entre tota allegoria, permixta apertis allegoria e mala affectatio, considerando ainda como o Maneirismo e o Barroco, inverteram esses valores e de que modo o Memorial do Convento e o Manual de Pintura e Caligrafia, de José Saramago, resgatam a concepção barroca da alegoria construtiva ou retórica.Downloads
Published
2010-06-16
How to Cite
G Murashima, M. K. (2010). ALEGORIA E SEGREDO II: Reconstruindo alegorias retóricas: um Manual e um Memorial. PRINCIPIA, (20), 45–49. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/7824
Issue
Section
Artigos
License
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.