APORTES CLÁSSICOS SEM FRONTEIRAS
Palavras-chave:
aportes gregos e latinos, sentenças, fragmentos, Horácio, AusônioResumo
Denominamos, neste artigo, como aportes gregos e latinos, além de textos completos, as frases, os fragmentos, provérbios que chegaram ao Ocidente e formam um conjunto importante dado o seu largo uso até mesmo cotidianamente. O que prova a necessidade dos estudos clássicos. Há fragmentos latinos esparsos por todos os viés da vida moderna e são ativos, pois, usuários de diferentes idiomas se apropriam deles para transformá-los em titulo de obras literárias, como o fez o polaco Henryk Sienkiewicz (1846-1916), ganhador do prêmio nobel, com "Quo Vadis: 'Powieść z czasów Nerona'", de 1895. É uma dinâmica de apropriação da expressão "Quo vadis? Para onde vais?" (Bíblia, em João 16:5 e em obra apócrifa, intitulada "Atos dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo”). Exame de dois poemas sobre a fugacidade do tempo e a brevidade da vida, tema que passou além do Renascimento que agita o homem de qualquer época. Devido a essa agitação, o homem tem buscado na arte literária a imortalidade de sua obra, como fórmula de consolo diante da inexorável voracidade do tempo. Assim, Horácio e tantos outros poetas pretendem superar a brevidade de suas existências através da obra de arte. Examinemos dois poemas em latim sobre tal ansiedade humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


