GESTÃO DE PESSOAS: O FALSO DISCURSO

Autores/as

  • FLÁVIO RAMOS
  • SÉRGIO SATURNINO JANUARIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2917

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões envolvendo o debate em torno do que se denominou chamar gestão de pessoas no mundo das organizações e a constituição da área de conhecimento como campo teórico e prática social que, historicamente, consolidou-se a partir de uma visão racional, objetiva e normativa dos indivíduos nas organizações. O artigo, portanto, constitui-se como ensaio teórico, cujo suporte principal é expor conceitos, argumentos e autores que produziram esforços na tentativa de definir precisamente os âmbitos dos estudos organizacionais a partir dos estudos críticos envolvendo o discurso em torno da gestão de pessoas. Procurar-se-á, portanto, compreender as formulações teóricas investigando os conceitos de gestão de pessoas no âmbito dos estudos organizacionais a partir de reflexões epistemológicas.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas – Organização – Epistemologia

Biografía del autor/a

FLÁVIO RAMOS

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

SÉRGIO SATURNINO JANUARIO

Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),Professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Publicado

2012-04-02

Cómo citar

RAMOS, F., & JANUARIO, S. S. (2012). GESTÃO DE PESSOAS: O FALSO DISCURSO. POLÊM!CA, 10(3), 494 a 502. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2917

Número

Sección

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS