Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar na seção "Comentários ao Editor" da Ficha de cadastro do(s) autor(es).

  • O manuscrito está acompanhado da declaração de autoria (com endereço e telefone para contato)autorização para publicação, além do cadastro do(s) autor(es), disponíveis nestes links. Esclarecemos que apenas o e-mail do primeiro autor será divulgado na publicação do artigo.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

  • Além das fichas de declaração de autoria e do cadastro do(s) autor(es), estão sendo enviados, em documentos separados o resumo e o abstract.

  • Para submissão de um manuscrito é desejável que pelo menos um dos autores tenha titulação mínima de Mestre.

  • Em caso de múltipla autoria, o manuscrito deverá ser submetido pelo primeiro autor ou autor de contato, com autorização expressa de todos os demais, para a publicação do artigo, informando números de registro de Open Researcher and Contributor ID (ORCID) de todos os autores. Incluir, na declaração de autoria, as contribuições específicas de cada um, para a construção da pesquisa e do manuscrito.

  • O mesmo autor não pode submeter, simultaneamente, mais de um artigo, mesmo em coautoria.

Author Guidelines

Aceitamos propostas de artigos para publicação. Se você costuma escrever sobre temas contemporâneos e polêmicos, envie seu texto para polemicauerj@gmail.com.

A submissão deverá ser enviada para nosso e-mail. Submissões pelo site não estão disponíveis no momento.

Normas e Categorias para a apresentação dos originais:

Ao iniciar o processo de submissão, o autor responsável deve indicar a modalidade na qual o manuscrito se enquadra e observar as orientações referentes a ela.

  • Relatos de pesquisas (15-25 páginas): relatos de investigação original baseada em dados empíricos.
  • Revisão sistemática da literatura (15-25 páginas): revisão planejada em torno de um tema específico, utilizando métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os trabalhos selecionados.
  • Revisão narrativa/ “estado da arte” (15-25 páginas): descrição e discussão crítica de temas amplos, sob ponto de vista teórico ou contextual.
  • Comunicações breves/relatos de experiência (10-20 páginas): relatos breves de pesquisa empírica, como estudos piloto, por exemplo, incluindo relatos de experiência profissional e estudos de caso com características originais e especiais que justifiquem sua importância.
  • Ensaio: textos reflexivos e interpretativos sobre fenômenos contemporâneos (10-20 páginas).
  • Resenha: resumo crítico, com referencial teórico explícito, de obras nacionais ou estrangeiras, publicadas nos últimos cinco anos  (10-20 páginas).

Para todas as categorias

  • Os arquivos devem ser enviados em formato *.DOC (Microsoft Word). O texto deve ser digitado em papel A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, margens esquerda e superior 3 cm, margens direita e inferior 2 cm; alinhamento justificado, sem espaçamento entre parágrafos; empregando itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL), quando necessário; as figuras e as tabelas deverão ser inseridas no texto e enviadas, também, em documento separado.
  • Para efeito de contagem de páginas, não serão considerados: resumo, referências e ilustrações.
  • Os resumos, em português e inglês, devem conter, no máximo, 250 palavras e contemplar, de forma concisa, os componentes-chave do estudo: propósito (porque foi feito?), metodologia (como foi feito?), resultados (a que resultados chegou?), e conclusão (o que significam os resultados?). Incluir, também, título e pelo menos 3 palavras-chave.
  • Títulos ou subtítulos não devem ser numerados. Títulos devem ser destacados em negrito e subtítulos devem ser sublinhados.
  • Ilustrações (figuras, quadros, tabelas e gráficos) devem ser enviadas separadamente, no final do texto, depois das referências do original, com respectivos títulos, legendas e referências específicas.
  • A localização de cada ilustração deve ser indicada ao longo do texto, todas elas devidamente numeradas.
  • As tabelas e os quadros devem ser produzidos em Word.
  • Os gráficos devem ser produzidos em Excel e os dados numéricos correspondentes devem ser enviados separadamente, em Word, para facilitar o recurso de copiar e colar.
  • As figuras devem ser encaminhadas em arquivos JPG.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • Os manuscritos submetidos devem ser elaborados seguindo as normas da ABNT para formatação de citações e referências (NBR 6023 para referências e NBR 10520 para citações). As citações devem seguir o sistema autor-data.
  • Pedimos também aos autores que evitem o uso da primeira pessoa nos textos, exceto nos casos em que seu uso é indispensável.

Citações de Artigos:

Sempre que um artigo for citado ou replicado, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca.

Por uma questão de correta indexação, na citação de artigos publicados por esta revista, observar a grafia do seu título: Revista Polêm!ca.

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS

Esta seção faz parte da Revista Polêm!ca desde a edição 20.1. Os artigos devem abordar questões e fenômenos contemporâneos através de pesquisas empíricas e teóricas, com o objetivo principal de identificar e analisar a complexidade do mundo hodierno.

ENSAIOS CONTEMPORÂNEOS

Esta seção faz parte da Revista Polêm!ca desde a edição 20.1. Os artigos devem abordar questões contemporâneas, através de ensaios teóricos.

RESENHAS

Esta seção faz parte da Revista Polêm!ca desde a edição 20.1.  As resenhas devem ser elaboradas a partir de livros, textos acadêmicos ou literários e conjunto de artigos acadêmicos que abordem questões contemporâneas e que tenham sido publicados nos últimos cinco anos, em língua portuguesa ou estrangeira.

CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS

Esta é uma seção eventual da Revista Polêm!ca desde a edição 20.1.  Os artigos devem abordar questões e fenômenos contemporâneos associados às ciências da vida e da natureza, através de pesquisas empíricas e teóricas com o objetivo principal de identificar e analisar a complexidade do mundo atual.

ARTES E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS

Esta é uma seção eventual da Revista Polêm!ca desde a edição 20.1.  Os artigos devem abordar as relações entre artes e fenômenos contemporâneos e poderão ser produzidos em qualquer forma de linguagem.

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS

O caderno Questões Contemporâneas trata de assuntos contemporâneos, polêmicos e correntes em nosso cotidiano.
Esta seção fez parte da Revista Polêm!ca até a edição 19.3.  

HÍBRIDOS

Híbridos é um centro de pesquisas vinculado ao Labore. Propõe-se a estudar a arte contemporânea e suas interações com (e habitação nas) novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC). Acolhemos projetos em música, artes plásticas, dança, teatro, cinema/vídeo, literatura, intervenções urbanas e usos experimentais da mídia eletrônica (artísticos, políticos e educativos), dando ênfase às produções e teorias intermidiáticas, isto é, em que se misturam diferentes artes, linguagens e tecnologias.
Esta seção fez parte da Revista Polêm!ca até a edição 19.3.  

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social

Esta seção é um resultado da parceria entre o LABORE e o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social - LIPIS, da PUC-Rio. O LIPIS tem como objetivo criar um núcleo que aglutine professores, alunos, ex-alunos de graduação e de pós-graduação interessados em desenvolver projetos de amplo espectro social, cuja demanda já se constitui como expressiva. O LIPIS apresenta-se, também, como um espaço de reflexão teórica da experiência adquirida, com vistas a contribuir para a formulação de políticas públicas na área social, que se apresenta carente de soluções criativas.
Esta seção fez parte da Revista Polêm!ca até a edição 19.3.  

CADERNO IMAGEM

O Caderno Imagem, tradição na Polêmica, com licença poética, não tem formatação. Nele, o que é essencial é a imagem a que remete. O Caderno Imagem possui textos relacionados a artes e suas intervenções no cotidiano.

DESENVOLVIMENTO HUMANO

A Oficina de Desenvolvimento Humano é uma parceria entre o Labore e o Laboratório de Neuropsicologia e Avaliação Neurocomportamental do IBRAG da UERJ. Buscamos trazer um olhar interdisciplinar que compreenda as diferentes fases do desenvolvimento humano relacionando-as com temas da atualidade, a fim de gerar um espaço aberto à reflexão.

GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO

A Oficina de Gestão do Desenvolvimento apresenta um trabalho sobre algumas iniciativas de empreendedorismo, tecnologia e inovação que a UERJ vem desenvolvendo nas últimas décadas, de forma a promover a formação dos alunos, em todas as áreas de conhecimento, conforme as demandas de mercado, na atual sociedade do conhecimento.
Esta seção fez parte da Revista Polêm!ca até a edição 19.3.  

CONTRIBUIÇÃO DO LEITOR

No momento, a Revista não está aceitando contribuições para esta seção.

CADERNO EXTRA

No momento, a Revista não está aceitando contribuições para esta seção.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.