ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA ESCOLA – BRINCAR PARA EDUCAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2018.39428Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo mostrar a perspectiva pedagógica da relação entre a Animação Sociocultural, o brincar e o educar. O brincar possibilita um crescimento saudável à criança e, assim, viver uma infância mais feliz, tornando-se um ser humano mais equilibrado ao nível físico, emocional e social. A Animação Sociocultural é relevante no desenvolvimento da criança, pois valorizando o brincar, previne conflitos e favorece as relações sociais. Esta interrelação com o brincar faz com que a ação da Animação Sociocultural aplicada à educação ajude a construir a personalidade da criança, instruindo normas e regras de socialização de maneira lúdica. A existência de um profissional que trabalhe a tão essencial vertente lúdica, supervisionando, orientando e estabelecendo relações positivas, reforça a aquisição de competências, aprendizagens, regras e valores fundamentais para um crescimento global da criança, ajudando-as a serem pessoas mais sociáveis e aptas. Este estudo procurou demonstrar qual o valor que a ação da Animação Sociocultural tem nas escolas, na promoção da socialização e na prevenção de comportamentos de risco.
Palavra-chave: Animação Sociocultural. Brincar. Educação. Crescimento.
Abstract: The purpose of this article is to show the pedagogical perspective of the da relationship between Sociocultural Animation, playing and educate. Playing allows a healthy growth for the child and, therefore, to live a happier childhood, becoming a more balanced human being on a physical, emotional and social level. Sociocultural Animation is relevant in the development of the child, by valuing playing it prevents conflicts and favours social relations. This interrelationship with playing allows the action of Sociocultural Animation, when applied to education, to help building the child's personality, instructing norms and rules of socialization in a playful way. Having a professional who works the essential playful strand, by supervising, guiding and establishing positive relationships reinforces the acquisition of skills, learning, rules and values fundamental to a child's global growth, helping them to be more sociable and capable people This study sought to demonstrate the value that the action of Sociocultural Animation has in schools, in promoting socialization and in the prevention of risk behaviours.
Keyword: Sociocultural Animation. Playing. Education. GrowingDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.