INVESTIGACIÓN POR DEMANDA E INTELECTUALES INSURGENTES:

otros aprendizajes en el campo de la educación y de las ciencias sociales

Autores/as

  • Claudia Miranda UNIRIO
  • Fabiola Nascimento Camilo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Luciano da Silva Pereira Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76759

Palabras clave:

Pesquisa por demanda, Intelectuais orgânicos, Escolonização;, Insurgência epistemológica.

Resumen

Durante el período de la crisis sanitaria mundial del COVID-19 (2020-2021), los movimientos sociales jugaron un papel importante, a través de la participación en el debate sobre las posibles soluciones y realizaron esfuerzos para buscar apoyo y monitorear la situación que se vive en los territorios más vulnerables. vulnerables en el país. En este artículo, el análisis versa sobre las formas de posicionamiento ético, político y epistemológico, explicadas por vertientes, que se han convertido en referencia en América Latina y el Caribe. Se observa la posición de Brasil y las formas de compromiso de los grupos surgidos de las luchas libradas en las bases de la sociedad que se trasladan a las Instituciones de Educación Superior (IES). Es interesante comprender los reflejos de una producción significativa que apalanca cambios en las asimetrías de poder propias del evento universitario. Consideramos reveladores los temas que movilizan estudios a partir de la participación de estratos que tienen vínculos con movimientos sociales y políticos. En nuestro análisis, existe un ethos descolonizador en curso en el campo de la producción científica que crece a medida que las clases populares se desplazan hacia los centros de investigación consolidados en las mencionadas IES.

Biografía del autor/a

Claudia Miranda, UNIRIO

CLAUDIA MIRANDA É pós-doutora em Psicossociologia pelo Programa de Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ) e Pesquisadora CNPq. É Professora Associada do Departamento de Didática e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professora da Especialização e Curso Internacional Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeos ?Pensar América Latina y el Caribe es pensar la raza? do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). É membro do Grupo de Trabalho CLACSO Afrodescendência e propostas contra-hegemônicas, professora da Escuela Internacional CLACSO Más allá del decenio afrodescendiente.Coordena os projetos de pesquisa Intercâmbio Colômbia - Brasil: experimentos afrolatinos e diálogos interculturais na produção do conhecimento refletida nas políticas curriculares e, Como a Educação Intercultural impacta as políticas e as práticas curriculares no Brasil e na Colômbia: um estudo comparado sobre a participação dos movimentos pedagógicos e as perspectivas de gestores/as e etnoeducadores/as. 

Fabiola Nascimento Camilo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ (2011). Especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas da UNIP-SP (2017). Especialista em Sociologia Urbana pela UERJ (2010). Graduada e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005/2006). Trabalha no Instituto Unibanco como Gestora de Aprendizagem na função de formadora do curso Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem e apoio técnico na implementação do projeto Jovem de Futuro em parceria com seis Secretarias de Educação do Brasil. Recentemente foi consultora da ONU-Habitat no programa UPP Social desenvolvido pelo Instituto Pereira Passos/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Luciano da Silva Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso

Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, em Barra do Garças - MT. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT/Cuiabá/MT. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Alta Floresta MT/UNIFLOR. Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduado em Farmácia pela Faculdade de Colíder - FACIDER, em 2012. Tem experiência docente em ensino superior e escola básica do MT, assim como no ensino superior privado. Líder do Grupo de Pesquisa, Formação de Professores, Diversidade e História em Contextos Socioculturais e Educacionais - GEPDSE/UFMT - Campus Araguaia. Vice-líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais - GFPPD/UNIRIO

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Publicado

26.07.2023

Cómo citar

Miranda, C., Camilo, F. N., & Pereira, L. da S. (2023). INVESTIGACIÓN POR DEMANDA E INTELECTUALES INSURGENTES: : otros aprendizajes en el campo de la educación y de las ciencias sociales. Periferia, 15(1), e76759. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.76759

Número

Sección

Dossier