TRABALHO, CULTURA E IDENTIDADE NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.75163Palabras clave:
Educação do campo, Paraná, Conquista social, Diretrizes curriculares, Trabalho, cultura e identidade.Resumen
O estudo a respeito do trabalho, cultura e identidade nas diretrizes curriculares da Educação do Campo do Paraná, com um olhar para os povos do campo, águas e florestas, partirá da categoria trabalho e suas múltiplas determinações gestadas na divisão social do trabalho e na inserção do Brasil na economia internacional, visando compreender o que ocorre no campo da educação, com um olhar para relações de trabalho no interior da economia do Paraná, constitutivas do processo e expressões das lutas de classes no modo de produção capitalista. Objetiva estudar os quatro eixos temáticos das diretrizes curriculares da educação do campo, quais sejam: “Trabalho: divisão social e territorial”; “Cultura e identidade”; “Interdependência campo-cidade, questão agrária e desenvolvimento sustentável” e “Organização política, movimentos sociais e cidadania”. Justifica-se para contribuir com o desenvolvimento do conhecimento de educadores e educandos no processo formativo e o procedimento metodológico foi documental, com recorte para os eixos das diretrizes curriculares da educação do Paraná de 2006, visto serem as problemáticas centrais a serem focalizadas nos conteúdos escolares”, resultado de debates realizados por movimentos e organizações sociais e que contribuiu para nortear os trabalhos pedagógicos nas escolas do e no campo no Paraná.
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