EMPOWERMENT DE PROFESSORES E ALUNOS POR MEIO DA PEDAGOGIA DO ESPORTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.33990Palavras-chave:
Esporte, Empowerment, Alunos-Professores.Resumo
O referido estudo ensaístico tem como objetivo suscitar junto aos profissionais da área da Educação Física Escolar algumas reflexões inerentes à possibilidade de existir um processo de empowerment de professores e alunos por meio da pedagogia do esporte. Uma vez que a prática do esporte, por sua função incontestável no seio da escola, necessita superar o processo esportivo reprodutor e apoiar-se em uma concepção que insira o movimento humano no mundo vivido do educando e o problematize de forma contextualizada para se tornar significativo e, por extensão, uma via de acesso à conscientização social, política e corporal dos alunos. Para tanto, busca apoiar-se em um arcabouço teórico que de forma que possibilita pensar o ensino dos esportes para além das linhas da quadra e das regras do jogo, mas como um conteúdo que pode auxiliar no desenvolvimento social, moral e cognitivo dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).