AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: uma relação em construção
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70433Keywords:
Educação Básica, Ações Afirmativas, Permanência, RacismoAbstract
Este trabalho utiliza alguns dos resultados obtidos em pesquisa doutoral, concluída em 2020, para ratificar a necessidade de fortalecermos o debate sobre a Lei nº 10639/2003 como constructo de ação afirmativa para estudantes negras/os da Educação Básica. A pesquisa mencionada constatou, dentre outras questões, que aquilo que consideramos como abertura democrática de espaços escolares elitizados e de prestígio, como as Instituições Federais de Ensino, ainda não é o bastante para atender às demandas da população negra. Observou-se a ausência de ações afirmativas de auxílio financeiro, mas também voltadas para a adequação de currículos e posturas – como demanda a referida lei – possibilitando a permanência de estudantes negras/os com qualidade em instituições de ensino básico.
References
ALVES, Fátima; ORTIGÃO, Isabel; FRANCO, Creso. Origem social e risco de repetência: interação raça - capital econômico. Cadernos de Pesquisa, v. 37, no 130, p. 161 - 180, jan./abr. 2007.
BROOKE, Nigel; BONAMINO, Alicia (Orgs.). GERES 2005: Razões e resultados de uma pesquisa longitudinal sobre a eficácia escolar. Rio de Janeiro: Wall- print Editora, 2011.
CARVALHO, Marília Pinto de. Avaliação escolar, gênero e raça. Campinas, SP: Papirus, 2009.
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. (Org.). Racismo e antirracismo na educação: Repensando nossa escola. 6a edição. São Paulo, Selo Negro, 2001.
DÓRIA, Raimundo Nascimento. Avaliação: Uma Investigação com os professores de História de 1º e 2º Graus do Colégio Pedro II. Mestrado em Educação. UERJ, Rio de Janeiro, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).