OS ESTUDOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL: uma revisão sistematizada
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65587Keywords:
Política Educacional, Educação Integral, Formação Integral.Abstract
Este artigo apresenta uma revisão sistemática acerca das Políticas Públicas Educacionais articuladas para a implantação da Educação Integral na Região Oeste do Pará. Assim, buscou-se analisar produções acadêmico-científicas de discentes que desenvolveram pesquisas de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA), vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas – HISTEDBR/UFOPA, foram selecionadas 09 dissertações defendidas no período de 2016 a 2020. Os estudos observados discutem Política Educacional, Educação Integral, Educação de Tempo Integral, e apontam que no Brasil, a Educação Integral tem sido alvo de muitas discussões (FERREIRA, 2016; AGUIAR, 2016; SIQUEIRA, 2016; GOMES, 2017, dentre outros), pois apresenta-se ainda como desafio para a comunidade escolar. Essa realidade é evidenciada também no Oeste Paraense, pois constatam-se entraves para a promoção da educação integral na região, conforme apontam as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do PPGE/UFOPA.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).