Docência na creche: contradições e enfrentamentos
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63515Keywords:
função docente, creche, identidade, formação, educar e cuidarAbstract
Este artigo tem como foco a discussão sobre como as pesquisas da área de educação vêm tratando as funções docentes nas creches do país. Resulta de um levantamento de trabalhos (teses, dissertações e artigos publicados em revistas e em anais de congresso) produzidos entre os anos de 2015 e 2021, que objetivou identificar questões referentes à identidade, formação docente (inicial e continuada) e à relação entre educação e cuidado, entendendo que essas três categorias podem revelar como a área vem trabalhando com a existência de diferentes profissionais, com e sem formação específica, responsáveis por garantir o direito à educação de bebês e crianças pequenas em instituições educacionais. Adotou-se as três etapas iniciais do Estado do Conhecimento (MOROSINI, KOHLS-SANTOS, BITTENCOURT, 2021), como metodologia e, em complementaridade, recorreu-se a um levantamento de dados educacionais no Censo Escolar 2020 para apresentar um perfil dessas profissionais. Como resultado, identifica-se que a temática aqui abordada não é focalizada na maioria dos estudos. Embora haja significativo número de trabalhos que indiquem a coexistência de profissionais sob diferentes cargos atuando na educação infantil, estes não problematizam aspectos como: possível hierarquização do trabalho pedagógico, divisão de tarefas, consequências para as crianças; clima escolar; valorização das autoimagens profissionais etc. São poucos os trabalhos que tratam explicitamente da coexistência, no mesmo ambiente, de docentes e outras profissionais “não docentes”, evidenciando assim, a necessidade de mais estudos nesse campo, a fim de ampliar a visibilidade e reconhecimento do trabalho desenvolvido junto a crianças bem pequenas, em creches.
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