COLETIVOS CULTURAIS CINECLUBISTAS DA BAIXADA FLUMINENSE: um conjunto de panoramas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.62537

Palavras-chave:

Juventude, Sujeitos Periféricos, Coletivo Cultural, Cineclube, Redes.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo realizar um estudo sobre dois Coletivos Culturais Cineclubistas da Baixada Fluminense, o Mate com Angu e Buraco do Getúlio, traçando um conjunto de panoramas sobre suas potencialidades educativas e de ocupação do espaço urbano através das relações entre os seus participantes, sujeitos periféricos (D’ANDREA, 2013), situados nos grupos que pluralizam e diversificam as juventudes contemporâneas (FEIXA, 2004; MARTÍN-BARBERO, 1997; DAYRELL, 2007). A partir deste estudo, são  discutidos os conceitos de coletivo cultural e de cineclube, à luz da bibliografia  disponível na plataforma de periódicos da CAPES e de pesquisa em documentos históricos, como revistas e estatutos que apresentam definições da prática cineclubista.  Procurando refletir sobre a dualidade entre centro e periferia, a partir da Baixada Fluminense, contexto onde esses Coletivos se mobilizam, discutimos sobre o direito à cultura na cidade e a forma de atuação dos coletivos culturais através de entrevistas realizadas com integrantes dos Coletivos Culturais Cineclubistas. Por fim, apresentamos um conjunto de panoramas, refletindo sobre temas como a cotidianidade, as cidades, as culturas em sua estrita relação à juventude contemporânea, mais especificamente dos sujeitos periféricos.


Biografia do Autor

Leonardo Cesar Alves Moreira, Professor da Educação básica da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. Integra o grupo de Pesquisa e Extensão, o CINEAD/UFRJ e o Grupo de Estudos sobre o Trabalho da Educação/UFRJ (GESTE ).

Pedagogo e Mestre en Educação pela UFRJ, atualmente professor da Educação Infantil na SME- Duque de Caxias.

Marcio Luiz Gonçalves D’Arrochella, Professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Pedro de Almeida Cupolillo, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Estudante de Comunicação Social

Bacharelando em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - habilitação em rádio e tv. Atualmente desenvolve experiências de iniciação ao Cinema em Escolas Públicas através do Programa de Extensão Universitária CINEAD/UFRJ e do REALIZACINE.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Moreira, L. C. A., D’Arrochella, M. L. G., & Cupolillo, P. de A. (2022). COLETIVOS CULTURAIS CINECLUBISTAS DA BAIXADA FLUMINENSE: um conjunto de panoramas. Periferia, 14(1), 07–29. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.62537

Edição

Seção

Artigos