DEBRET E A PRESENÇA NEGRA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – 1816/1831
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48272Palavras-chave:
Jean-Baptiste Debret – Cidade do Rio de Janeiro – População negra – Pessoas escravizadasResumo
O presente texto discutirá a presença do negro na obra de Debret, em especial naquelas que possuíam a cidade do Rio de Janeiro como cenário.
Para tanto, esse texto divide-se em três partes: uma breve trajetória da cidade do Rio de Janeiro até a chegada de Debret, de modo a demonstrar a singularidade histórica dessa metrópole; a presença negra na cidade, desde o período colonial até a contemporaneidade (século XX), assim como as tentativas de apagamento desta herança cultural; e, por fim, as obras de Debret que demonstram a existência de expressivo quantitativo de negros na capital do Reino Unido e Império do Brasil.
Em termos metodológicos, foram utilizadas imagens do pintor francês Jean-Baptiste Debret que se encontram disponíveis em sites da internet. Assim, destacaram-se os sites da Biblioteca Nacional e dos Museus Castro Maya (Açude e Chácara do Céu), ambos hospedados no Brasil; no exterior, o site da New York Public Library, hospedado nos EUA, também apresenta acervo considerável de imagens do pintor francês. Tais imagens foram analisadas de modo a inseri-las em seu contexto histórico.
Por outro lado, as informações referentes à presença de pessoas negras escravizadas na cidade do Rio de Janeiro no período em questão basearam-se em pesquisas no site slavevoyages, cuja base de dados foi de grande importância na consecução desse texto.
De modo análogo, as informações relativas à colonização portuguesa da atual cidade do Rio de Janeiro foram obtidas a partir da pesquisa bibliográfica identificada ao longo do texto.
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