FABULAÇÕES E CURRÍCULOS NOS USOS DE ‘IMAGENSSONSSENTIMENTOS’ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Noale de Oliveira Toja Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Programa do Pós Graduação - ProPEd

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.43070

Palavras-chave:

Redes educativas. Comida. Cineconversas. Currículo.

Resumo

As fabulações na formação de professores, nos convida a criar diferentes manifestações curriculares que envolvem, imagens, sons e sentimentos. Os usos das narrativas cinematográficas, estimulam ‘conversas’ acerca dos diferentes ‘dentrofora’ das escolas, nas múltiplas redes educativas que formamos e nas quais nos formam.  Como é criar fabulações com os usos de celulares, câmera, microfones, papelões, lãs, tecidos, como dispositivos e linguagens? Como ressignificar o currículo, quando os movimentos migratórios e a comida são artefatos, objetos, conversas, que irão destemperar o receituário e a prescrição do ‘fazersaber’ professora? Estas são inquietações que este ensaio traz a partir das experiências com o  trabalho realizado no componente curricular, chamado PPP (Pesquisa e Prática Pedagógica), no curso de formação de professores, tensionando o sentir de outras sensações nos ‘fazeressaberes’ educativos. Nesse processo, dois vídeos foram criados, um deles traz a comida como expressão dos afetos. Sentar em torno da mesa, tomar um café da tarde, ou no meio da noite compartilhar as receitas de cuscuz e munguzá é abrir o corpo ao sentir, ouvir, cheirar, olhar e falar em torno dos processos e acontecimentos com as ideias que temos de  ‘sermos professoras e professores’ e suas possibilidades de diferentes fabulações com os estudantes presentes nas turmas nas quais atuamos.


 

Biografia do Autor

Noale de Oliveira Toja, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Programa do Pós Graduação - ProPEd

Noale Toja - Doutoranda em Educação
. noaletoja22@gmail.com
. PROPEd/UERJ
. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
. Linha de Pesquisa “Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais” junto ao GRPesq
Currículos, redes educativas, imagens e sons, que atualmente pesquisa as relações entre
processos curriculares e os movimentos migratórios: os modos como questões sociais se
transformam em questões curriculares nas escolas’, com apoio CNPq, Capes, Faperj, UERJ (entre
2017 e 2022) coordenado pela Profª Drª Nilda Alves.
. Desenvolve projetos nas áreas das artes e tecnologias.
. CV: http://lattes.cnpq.br/0478033503516577

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Toja, N. de O. (2019). FABULAÇÕES E CURRÍCULOS NOS USOS DE ‘IMAGENSSONSSENTIMENTOS’ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Periferia, 11(4), 81–104. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.43070