TÁTICAS DAS JUVENTUDES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.43064Palavras-chave:
juvenetude, periferia, Baixada FluminenseResumo
O presente artigo apresenta, inicialmente, uma discussão sobre as práticas de defesa dos Direitos Humanos que vêm sendo realizadas pela juventude periférica através de uma pesquisa em andamento junto ao Instituto Enraizados, que congrega jovens do movimento Hip Hop que atuam em um bairro do município de Nova Iguaçu/RJ, situado na região denominada Baixada Fluminense/RJ. A metodologia da pesquisa utiliza como dispositivo inicial roda de conversas sobre os conhecimentos e processos de significações das produções imagéticas realizadas pelos próprios jovens a partir de palavras-temas desencadeadoras eleitas por ela(e)s. O artigo apresenta, a partir dessa pesquisa, algumas indicações sobre as táticas empregadas por esses jovens nas suas ações cotidianas visando dar concretude ou dar outros significados à visão hegemônica de que na periferia de um centro urbano como o município do Rio de Janeiro não existe direitos humanos, produção cultural ou mesmo potencias de produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).