SENTIDOS NA DOCÊNCIA: O desafio docente nos processos de subjetivação
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42406Palavras-chave:
cotidiano da formação docente, subjetividades, autorização, biopoder.Resumo
Os desafios de uma pesquisa-formação exigem um olhar diferente daquele distante e neutro pela ciência moderna. Frente a um contexto de biopoder, o professorpesquisador encontra dilemas em situações educativas nas quais é preciso sentir o mundo e mergulhar na realidade do cotidiano de sua sala de aula. Frente a isso, a questão de estudos que se apresenta é: quais são os sons, os movimentos e as imagens de uma sala de aula na formação de autores-cidadãos? Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos nos/dos/com os cotidianos de Certeau e Nilda Alves assim como da Multirreferencialidade de Ardoino e Macedo, este artigo pretende apresentar uma narrativa de experiência vivida durante o campo de pesquisa no Mestrado em Educação (UERJ). Entendendo a formação docente como uma rede de conhecimentossignificações e subjetividades para a formação de autores-cidadãos, propõe-se refletir sobre sentidos desestabilizadores desse cotidiano encarando a experiência como um desafio ao processo de autorização do eu em relação ao outro. Por fim, encaminhamos novos questionamentos de modo a problematizar a atuação docente em tempos de biopoder, diante das operações nas quais os alunos operam táticas de subversão e resistência aos mecanismos de controle.Downloads
Publicado
2019-12-23
Como Citar
Trancoso, M. V., & Martins Lopes, V. (2019). SENTIDOS NA DOCÊNCIA: O desafio docente nos processos de subjetivação. Periferia, 11(4), 271–292. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42406
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).