MARTIN BUBER, DIÁLOGOS E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.42085Palabras clave:
Buber, filosofia, diálogos, alteridade, educação.Resumen
Neste trabalho examinamos os principais textos do filósofo judeu Martin Buber sobre educação. Pudemos mostrar como ele associou as concepções pedagógicas mais conhecidas no mundo ocidental, que focam respectivamente: 1 na liberdade e autonomia do aluno e 2 na modelagem do seu comportamento. Essas duas concepções ganham mais consistência se forem superadas numa síntese resumida num nacionalismo universalista. Portanto, mostrando a insuficiência de ambas as concepções, Buber, explicou que encontrava no judaísmo os elementos para um humanismo universalista e para uma educação construída no diálogo e na alteridade. Sua proposta educacional se baseava nas suas teses antropológicas, segundo a qual o homem descobre o sentido de sua vida quando se relaciona pela palavra princípio Eu – Tu e faz experiência do mundo através da palavra princípio Eu – Isso. Quem fica só na experimentação do mundo limita-se ao conhecimento objetivo que vem da ciência e permanece na periferia da verdadeira realidade. Sendo assim, tivemos que comentar rapidamente os elementos da fenomenologia do diálogo buberiana que se forma a partir dos dois pares de palavras-princípios. Com essa questão se toca no centro de seu pensamento fenomenológico e no núcleo de sua contribuição à fenomenologia da intersubjetividade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).
