FOTO SENSÍVEL: Mundos possíveis, além das lembranças da Armação
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42070Palavras-chave:
narrativa, memórias, letramentosResumo
O texto sintetiza uma experiência narrativa envolvendo a linguagem audiovisual, tendo como disparador um documentário produzido no bairro da Armação do Pântano do Sul, na Ilha de Santa Catarina, que versa sobre narrativas de memórias de personagens do bairro. Situa brevemente a experiência no âmbito de políticas públicas específicas e que se desenharam historicamente nos últimos anos. Busca, também, detalhar os desdobramentos de um projeto de letramentos realizado no cotidiano escolar aqui alargado ao entorno da escola, ao mundo da vida, permitindo articular e produzir sentidos outros, constituindo-se como prática pedagógica rica em interações sociais, troca de experiências e registros em diferentes linguagens. Levanta, portanto, indagações sobre os modos que tais experiências narrativas desafiam as práticas didáticas, atravessando os cotidianos escolares e currículos, redesenhando seus muros visíveis e invisíveis. A experiência narrativa evidencia a importância fundamental das linguagens, no caso o audiovisual, para fazer significar e ampliar a concepção de letramentos contemporâneos e o compromisso com uma formação escolar mais humana e cidadã.
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