O processo de regulamentação da ayahuasca no Brasil e na esfera internacional: desafios e implicações
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2011.4054Palavras-chave:
Ayahuasca, Santo Daime, Uniao do Vegetal, politica de drogasResumo
DOI: 10.12957/periferia.2011.4054
Este artigo propõe um resumo e uma analise daregulamentação da ayahuasca no Brasil, desde sua proibição em meados dos anos 80 ate a recente adoção da Resolução de 2010 do CONAD, que estabeleceu um conjunto de regras, normas e princípios éticos a serem aplicados aos usos religiosos e rituais da ayahuasca. O processo regulatório do Brasil e usado como ponto de partida para explorar o surgimento de temas regulatórios internacionais a medida que diversas nações respondem a expansão global de religiões de ayahuasca, como o Santo Daime e a Uniao do Vegetal. O texto analisa literatura acadêmica e documentos primários de caráter legislativo e judicial, assim como a posição de especialistas consultados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).