A CAPOEIRA E A ESCOLA: UM OLHAR ETNOGRÁFICO

Authors

  • Vinícius Oliveira Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36382

Keywords:

capoeira, escola, cultura afro-brasileira

Abstract

O artigo se propõe a discutir as implicações do diálogo entre uma escola da educação básica da rede municipal de ensino da cidade de Nova Iguaçu/RJ e a capoeira. Trata-se de uma etnografia das aulas de capoeira que envolveu diferentes sujeitos do espaço escolar: oficineira de capoeira, professoras e estudantes. A escola analisada trabalhou com a capoeira a partir do Programa Mais Educação, que, entre outros objetivos, visa aumentar a permanência de estudantes no espaço escolar a partir da oferta de atividades educativas no contra turno escolar. As considerações finais apontam que a vinculação da capoeira com a cultura afro-brasileira, por vezes, tem sido rejeitada devido à presença de traços que a conectam com a religiosidade de matriz africana, sobretudo o candomblé e a umbanda. Diante desse contexto, identificamos, nas aulas de capoeira, tentativas de “esportizar” a manifestação como forma de lidar com a intolerância religiosa presente no cotidiano escolar.

Author Biography

Vinícius Oliveira Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (2016). Atualmente cursa o doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (ProPed - UERJ).

Published

08.02.2019

How to Cite

Pereira, V. O. (2019). A CAPOEIRA E A ESCOLA: UM OLHAR ETNOGRÁFICO. Periferia, 11(1), 279–303. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36382