O CONCEITO DE METRÓPOLE : Filosofia e forma urbana
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2010.3461Palavras-chave:
cidade, metrópole, polis, filosofiaResumo
DOI: 10.12957/periferia.2010.3461
As últimas décadas vêm dando um novo significado ao papel da urbanização
nas formas contemporâneas de acumulação do capital, trazendo à tona uma série de questões sócio-econômicas. O "urbano" aparece hoje como uma
preocupação central nas ciências humanas e sociais, até mesmo, talvez,
como um dos possíveis horizontes da sua convergência transdisciplina. A
partir dessa constatação, o artigo procura investigar o conceito formal de
metrópole, distinguindo-o dos estudos empíricos de caráter histórico ou
sociológico e buscando compreender sua especificidade com relação às
formas urbanas anteriores à metrópole (tais como a polis e a urbe
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).