O LUGAR DA ORALIDADE NO ESPAÇO DA ESCRITA: DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA GUARANI MBYA - RJ

Autores

  • Gabriela Nunes Fernandes Desinstitucionalizada
  • Kelly Cristina Russo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33191

Palavras-chave:

educação escolar indígena, oralidade e escrita, professor/a indígena

Resumo

Este artigo discute a relação entre oralidade e escrita na educação escolar indígena a partir da perspectiva de uma professora Guarani, que atua há mais de dez anos na educação escolar de seu povo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os instrumentos metodológicos foram: levantamento bibliográfico, observação participante em encontros de formação de professores Guarani e realização de entrevista. De acordo com as análises realizadas é possível considerar que os desafios em torno da oralidade e da escrita no contexto da educação escolar indígena precisam ser compreendidos como uma tensão intercultural permanente centrada nas reflexões e práticas de professores indígenas.

Biografia do Autor

Gabriela Nunes Fernandes, Desinstitucionalizada

Educação; Tópicos especificos de educação.

Kelly Cristina Russo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense UERJ.

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Publicado

10.07.2018

Como Citar

Fernandes, G. N., & Russo, K. C. (2018). O LUGAR DA ORALIDADE NO ESPAÇO DA ESCRITA: DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA GUARANI MBYA - RJ. Periferia, 10(2), 21–43. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33191