BRINCAR NA INFÂNCIA PLURAL: DA EDUCAÇÃO JESUÍTA AO ESTUDO DA LUDICIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2018.30931Keywords:
Infâncias, Lúdico, Formação do Docente, EducaçãoAbstract
DOI:10.12957/periferia.2018.28262
O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o universo plural da infância, o brincar e a questão educacional e curricular de maneira sucinta. Brincar, ação está praticada e realizada por todos os componentes sociais. Assim sendo, é atingível afirmar que cada grupo social, nos parâmetros espacial (ao que se refere o meio) que se encontra, tem/prática brincadeira exclusiva e/ou a mesma brincadeira em várias localidades. Como exemplificação os nomes titulados ou as regras destas são diferenciados de lugar para lugar, em função da cultura local, cultura lúdica. Outrossim, como objetivo secundário será tratada a questão educacional jesuítica no período Colonial no Brasil. De resto, serão abordadas as questões históricas da infância juntamente com a formação do corpo docente ligado à finalidade da escola tanto para a classe mais rica quanto para a mais pobre. Tendo em vista que que a palavra infância e família, tal como sabemos hoje, são sentimentos criados pela burguesia. Portanto, a elaboração desta pesquisa foi primordial interpretações de periódicos, livros e participação em congressos que tinham como temática a ludicidade. Outrossim, aos referenciais metodológicos, os principais utilizados foram: ALVARÉS E VARELA (1992), ARIÈS (1981), BROUGÈRE (1998), GADOTTI (2003), HUIZINGA (2004), PROUT (2010) e VASCONCELLOS (2008). Portanto, podemos concluir que o brincar vai além de um simples entretenimento. Trata-se de um estágio de preparação da criança para a vida adulta com a utilização da construção do simbólico, relacionado ao brinquedo, como ferramenta.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).