Pensando o Graffiti como meio de comunicação: uma tendência pós- moderna de expressão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.0.30879

Keywords:

graffiti, comunicação popular, pós-modernidade

Abstract

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o elemento urbano graffiti como meio potencial de comunicação, analisando linguagem e mensagem como tendência pós moderna de expressão. Tem por objetivo contribuir para desenvolver uma consciência crítica no cidadão-leitor sobre uma nova forma de expressão, originada no âmbito dos movimentos sociais, além de expor suas características e particularidades. Para tal, foi realizado um estudo de caráter exploratório, utilizando em seu delineamento fontes bibliográficas. O resultado é a verificação da necessidade de se atentar para o surgimento de uma nova forma de expressão, alternativa à comunicação tradicional, porém não menos importante e que visa por meio de sua atuação uma sociedade mais justa e igualitária para todos os seus componentes.

Author Biographies

Cristiane Palma Bourguignon, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo(UFES), Mestre em Teatro- Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UNIRIO), especialista em Filosofia, mito e arte pela UFES e graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina(UEL). Trabalhou durante nove anos como docente da Faculdade Estácio de Sá de Vitória (UNESA).

Priscila Bueker Sarmento, Universidade Estácio de Sá.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Bacharel em Comunicação Social e MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa, ambos pela Estácio de Sá.

Published

08.02.2019

How to Cite

Bourguignon, C. P., & Sarmento, P. B. (2019). Pensando o Graffiti como meio de comunicação: uma tendência pós- moderna de expressão. Periferia, 11(1), 304–324. https://doi.org/10.12957/periferia.0.30879