ESCOLAS MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2018.28262Palavras-chave:
Intensificação, Profissão docente, Ensino Multisseriado, CurrículoResumo
O artigo discute o conceito de trabalho em escolas multisseriadas e os processos de intensificação do trabalho na educação do campo/floresta. O texto aponta que ser professor do ensino fundamental em escolas rurais implica lecionar diversas áreas de conhecimento para diversas séries, assegurando o domínio de todos os alunos nas diferentes áreas curriculares. Por conseguinte, na Amazônia, a singularidade de seus espaços e os desafios que requerem ser superados, exigem dos educadores, nem sempre especialistas, o enfrentamento de uma realidade para as quais, talvez, não foram devidamente preparados. As inquietudes dos homens e mulheres da floresta se projetam em outros contextos, que não aqueles impostos pelo currículo transplantado da cidade aos espaços rurais. O professor do campo neste contexto é, em sua gênese, polivalente, intensificado e precarizado. A pesquisa, em seu estágio inicial, aponta os elementos que tornam o trabalho docente no campo imensamente intensificado, na busca de redimensioná-lo e contribuir para uma crítica profunda das condições de trabalho do professor neste espaço.Downloads
Publicado
2018-04-12
Como Citar
Farias de Souza, J. V., & Gonçalves, R. M. (2018). ESCOLAS MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA. Periferia, 10(1), 244–260. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.28262
Edição
Seção
Artigos
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