CONHECIMENTO, CONHECIMENTO ESCOLAR E DISCURSO PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2018.27988Resumo
Discutimos alguns trabalhos que se debruçam sobre os sentidos do conhecimento aliado ao conhecimento escolar. Pretendemos apresentar ideias centrais dos referenciais abordados, procurando identificar tencionamentos neles presentes, bem como as contribuições trazidas à compreensão dos mecanismos de produção e legitimação daquilo que se entende por “Conhecimento”, explicitando os processos de reinterpretação e de didatização do conhecimento – Conhecimento Escolar. Queremos apresentar as discussões em torno do Conhecimento e Conhecimento Escolar, ressaltando os contextos de produção e reprodução do Discurso Pedagógico. Ressaltamos a importância do conhecimento no processo de escolarização para formação plena do indivíduo, através de estruturas curriculares que, pautadas por estratégias e registros de superação dos paradigmas tecnicistas, valorizem o conhecimento escolar enquanto produção e possibilidade de acesso ao Conhecimento.Downloads
Publicado
12.04.2018
Como Citar
Aguilar Júnior, C. A. (2018). CONHECIMENTO, CONHECIMENTO ESCOLAR E DISCURSO PEDAGÓGICO. Periferia, 10(1), 229–243. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.27988
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).