CONHECIMENTO, CONHECIMENTO ESCOLAR E DISCURSO PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2018.27988Abstract
Discutimos alguns trabalhos que se debruçam sobre os sentidos do conhecimento aliado ao conhecimento escolar. Pretendemos apresentar ideias centrais dos referenciais abordados, procurando identificar tencionamentos neles presentes, bem como as contribuições trazidas à compreensão dos mecanismos de produção e legitimação daquilo que se entende por “Conhecimento”, explicitando os processos de reinterpretação e de didatização do conhecimento – Conhecimento Escolar. Queremos apresentar as discussões em torno do Conhecimento e Conhecimento Escolar, ressaltando os contextos de produção e reprodução do Discurso Pedagógico. Ressaltamos a importância do conhecimento no processo de escolarização para formação plena do indivíduo, através de estruturas curriculares que, pautadas por estratégias e registros de superação dos paradigmas tecnicistas, valorizem o conhecimento escolar enquanto produção e possibilidade de acesso ao Conhecimento.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).