“PARA AMPARAR OS MENINOS DESVALIDOS DA SOCIEDADE”: INSTITUCIONALIZAÇÃO E FINANCIAMENTO DO PATRONATO SÃO BENTO (1955-1959)
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2016.23723Palavras-chave:
infância empobrecida, patronato, financiamento, Duque de CaxiasResumo
DOI: 10.12957/periferia.2016.23723
Apresentamos resultados de pesquisa em andamento sobre o Patronato São Bento (1959) em Duque de Caxias. Através da análise do acervo do Patronato, identificamos a institucionalização, o financiamento e sua função social a partir da bibliografia sobre patronato e ruralismo. Investigamos as relações estabelecidas entre o poder público e o Patronato, as verbas para as ações educativas, o projeto assistencial para essa infância no município entre 1955 e 1959. Estabelecemos diálogo com os estudos de Bonato (2005), de Gramsci (2007), de Mendonça (2007), de Câmara (2010) e de Dias (2014) para pensar a história local, o campo da história da infância e a configuração do financiamento como mobilizador das correlações de força entre distintos agentes da sociedade política e civil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).