IGUALDADE & DIFERENÇA: TENSÕES QUE ARTICULAM OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Renata Leite de Oliveira Secretaria Municipal de Nova Iguaçu
  • Talita Vidal Pereira FEBF/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17273

Palavras-chave:

currículo, diferença, igualdade, discurso pedagógico

Resumo

Renata Leite de Oliveira, Talita Vidal Pereira

DOI: 10.12957/periferia.2014.17273

Nesse artigo apresentamos algumas reflexões suscitadas no âmbito das pesquisas que temos realizado no contexto do grupo de pesquisa Currículo: conhecimento & cultura. Essas reflexões são orientadas por uma concepção de diferença que tem orientado as formas pelas quais pensamos o currículo como espaço-tempo de fronteira, como fluxo de significados em permanente processo de negociação e tradução. Operamos em uma perspectiva pós-estruturalista e pós-colonial para defender um conceito de diferença que, a nosso ver, carrega um potencial produtivo na perspectiva de rompimento com os dualismos que ainda são muito presentes no campo educacional com repercussões na escola.

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Publicado

07.07.2015

Como Citar

Oliveira, R. L. de, & Pereira, T. V. (2015). IGUALDADE & DIFERENÇA: TENSÕES QUE ARTICULAM OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS. Periferia, 6(2), 86–100. https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17273