A tortura do olhar no inferno de Sartre: a função do outro na peça "Huis Clos"
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81976Palavras-chave:
Sartre, Entre Quatro Paredes, Huis Clos, olhar, outro.Resumo
Na peça Huis Clos (Entre quatro paredes), acompanhamos três personagens: Garcin, Inès e Estelle, que são trancados juntos em uma sala após suas mortes. À espera de enxofre, fogo e tortura física no além-vida, surpreendem-se ao notar que o suposto inferno é, na verdade, a simples convivência constante com o outro. Neste cenário, por meio de uma análise das características desse inferno criado por Sartre, buscamos entender questões caras para a filosofia do autor, em especial o papel do olhar enquanto instrumento de reconhecimento e as dimensões conflituosas da existência do outro.
Downloads
Referências
ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia: Inferno. Introdução, tradução e nota de Vasco Graça Moura. São Paulo: Landmark, 2005, p. 49.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CAMUS, Albert. A queda. Tradução: Valerie Rumjanek. 21ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.
CAMUS, Albert. A náusea, de Jean-Paul Sartre. In: CAMUS, Albert.. A inteligência e o cadafalso. Tradução de Manuel da Costa Pinto e Cristina Murachco. 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2018, p. 119-122.
FERRET, Antoni. La creencia en el mito del infierno es la aberración más grande que ha habido en la historia de la humanidad. Religión Digital, 06 de jul. 2019. Disponível em: <https://www.religiondigital.org/opinion/Antoni-Ferret-creencia-aberracion-humanidad-infierno-iglesia-religion-diablo_0_2137586227.html>. Acesso em 09 de mai. 2024.
FURLAN, Reinaldo. A relação com o outro em Sartre. Memorandum, v. 24, 2013, p. 85-99. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2023.
GAIMAN, Neil. Sandman, Prelúdios & Noturnos. São Paulo: Conrad, 2005.
GONÇALVES, Aline Ibaldo. O encontro com o outro em Jean-Paul Sartre. Griot: Revista de Filosofia, Amargosa, v. 8, n. 2, p. 55–71, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.570>. Acesso em 05 de mai. 2024.
LE GOFF, Jacques. O nascimento do Purgatório. Tradução: Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2017.
LEOPOLDO e SILVA, Franklin. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. São Paulo: UNESP, 2004.
LEVINAS, Emmanuel. Violência do rosto. Tradução de Fernando Soares Moreira. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
MAGALHÃES, Antônio Carlos de Melo; BRANDÃO, Eli. O diabo na arte e no imaginário ocidental. In: MAGALHÃES, Antônio Carlos de Melo, et al. O demoníaco na literatura. Campina Grande: EDUEPB, p. 277-290, 2012. Disponível em: <https://books.scielo.org/id/y742k/pdf/magalhaes-9788578791889-21.pdf>. Acesso em 05 de mai. 2024.
OLIVEIRA, Carolina Mendes Campos. A psicanálise existencial de Jean-Paul Sartre na peça "Entre Quatro Paredes": o jogo de espelhos do encontro com o outro. Anais do I Simpósio de Psicologia Fenomenológica. Belo Horizonte: Fundação Guimarães Rosa, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2023.
PINCH, Geraldine. Egyptian Mythology: A Guide to the Gods, Goddesses, and Traditions of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2004.
RAFFA, Guy P. The complete Danteworlds: a reader's guide to the Divine Comedy. Chicago: University of Chicago Press, 2009.
SARTRE, Jean-Paul. Huis Clos suici de Les mouches. Paris: Gallimard, 2000.
SARTRE, Jean-Paul. O que é a literatura? Tradução de Carlos Felipe Moisés. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2004.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 2007.
SCHELER, Max. L'homme du ressentiment. Paris: Librairie Gallimard, 1933. Disponível em: <https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k3413044x/f7.item.zoom>. Acesso em: 4 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.