Uma captura dos silêncios em "O regresso de Júlia Mann a Paraty"
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81509Palavras-chave:
música, silêncio, morte, Teolinda Gersão.Resumo
Este artigo pretende fazer uma leitura do livro O regresso de Júlia Mann a Paraty (2021), de Teolinda Gersão, levando em conta as ideias de som e silêncio e compreendendo-o como a captura de três silêncios: momentos de pensamento, escrita e morte. Além disso, busca analisar as relações entre as personagens e a música, entendendo, assim, de que forma o som e o silêncio são relevantes para a composição da obra.
Downloads
Referências
AGUIAR, Werner. Música: poética do sentido: Uma onto-logo-fania do real. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Literatura - Poética). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2004.
BLANCHOT, Maurice. A literatura e o direito à morte. In: A parte do fogo. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. p. 291-330.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem queima. Curitiba: Medusa, 2018.
FARIA, Ângela Beatriz de Carvalho. Os devaneios da intimidade em O regresso de Júlia mann a Paraty, de Teolinda Gersão. In: Alice e Penélope na ficção portuguesa contemporânea. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2023. p. 269-289.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. 9ª Ed. Porto Alegre: L&PM, 2002.
GERSÃO, Teolinda. O regresso de Júlia Mann a Paraty. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021.
GIRARD, René. Do desejo mimético ao duplo monstruoso. In: A violência e o sagrado. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1990. p. 181-210.
HOCHBERG, Joel. John Cage's 4'33". YouTube. 2010. Disponível em: https://youtu.be/JTEFKFiXSx4?si=XkgB6HFojmNMFPBl. Acesso em: 25 nov. 2023.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 4ª Ed. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 1997.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.