Tradução do "Manifesto da Mulher Futurista", um texto de Valentine de Saint-Point
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.80338Palavras-chave:
Futurismo, Gênero, Tradução, Escrita Feminina.Resumo
O presente trabalho é uma tradução do italiano de um dos textos mais célebres da artista e escritora francesa Valentine de Saint-Point, intitulado “Manifesto della Donna Futurista”. O manifesto foi originalmente publicado em 1912, após ter sido proferido por Saint-Point em uma Conferência realizada na Galeria Giroux de Bruxelas, na Bélgica, e, posteriormente, na Salle Gaveu, em Paris, na França. É uma expressão eloquente das aspirações feministas e futuristas do início do século XX, que destaca a importância da mulher enquanto agente na construção de uma nova ordem social e cultural.
Downloads
Referências
Referência bibliográfica da obra traduzida:
SAINT-POINT, Valentine. Manifesto della donna futurista. Direzione del Movimento Futurista: Corso Venezia, 61 – Milano, 1912.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.