Um cotejo entre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.78890Palavras-chave:
BNCC, diretrizes, Neoliberalismo.Resumo
O presente artigo tem como objetivo estabelecer o cotejo entre dois documentos norteadores da educação, sendo eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Em nossa análise, daremos enfoque à concepção de língua adotada, pois esse é um aspecto central para a compressão de seus posicionamentos com relação ao ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, utilizaremos a metodologia do cotejo que nos permite ir muito além da mera comparação entre documentos. Contaremos também com o aporte teórico de Bonini e Costa-Hubes (2019), Rossi e Souza (2019), Pina e Gama (2020) e Souza (2010). Iremos retomar o processo de formatação dos documentos, apresentar a concepção de língua adotada por eles e, posteriormente, abordaremos as influências das teorias neoliberais na educação e na BNCC. A partir do cotejo entre os documentos normativos, constatou-se a que a BNCC sofre fortes influências das teorias neoliberais na sua elaboração, o que reflete na concepção de ensino de língua portuguesa adotada.
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