Um cotejo entre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná

Autores

  • Ellen Petrech Vasconcelos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.78890

Palavras-chave:

BNCC, diretrizes, Neoliberalismo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estabelecer o cotejo entre dois documentos norteadores da educação, sendo eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Em nossa análise, daremos enfoque à concepção de língua adotada, pois esse é um aspecto central para a compressão de seus posicionamentos com relação ao ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, utilizaremos a metodologia do cotejo que nos permite ir muito além da mera comparação entre documentos. Contaremos também com o aporte teórico de Bonini e Costa-Hubes (2019), Rossi e Souza (2019), Pina e Gama (2020) e Souza (2010). Iremos retomar o processo de formatação dos documentos, apresentar a concepção de língua adotada por eles e, posteriormente, abordaremos as influências das teorias neoliberais na educação e na BNCC. A partir do cotejo entre os documentos normativos, constatou-se a que a BNCC sofre fortes influências das teorias neoliberais na sua elaboração, o que reflete na concepção de ensino de língua portuguesa adotada.

Biografia do Autor

Ellen Petrech Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Linguística pela UFSC, Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017), possui curso de especialização pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (2010). Realizou graduação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008). Atua como professora de Língua Portuguesa para o Governo do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise bakhtiniana, Círculo de Bakhtin, discurso político.

Referências

BONINI, Adair; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O contexto de produção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): cenas dos bastidores. In: COSTA-HÜBES, T. d. C.; KRAEMER, M. A. D. (Orgs.). Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: compressões subjacentes. Campinas: Mercado de Letras, 2019, p. 17–40.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 20 nov. 2023.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v.35, n.129, p.1085-1114, out./dez., 2014.

GIACOMIN, Letícia Melo. O ensino de conhecimentos gramaticais na escola: em busca de ressignificações. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.

MENDONÇA, Marcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

NODA, M., & GALUCH, M. T. B. A elaboração das diretrizes curriculares da educação básica do estado do Paraná – história: uma análise sobre a participação dos professores – Imagens da Educação, v. 2, n. 1, 2017, p. 101-111.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Portuguesa. Curitiba: SEED, 2008.

PINA, Leonardo Docena; GAMA, Carolina Nozella. Base Nacional Comum Curricular: algumas reflexões a partir da pedagogia histórico-crítica. In: Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente, v. 31, n.esp.1, dez. 2020, p. 78-102.

ROSSI, João Carlos; SOUZA, Andreia Cristina. Concepção de linguagem na Base Nacional Comum Curricular: reflexão para o ensino de Língua Portuguesa. In: COSTA-HÜBES, T. d. C.; KRAEMER, M. A. D. (Orgs.). Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: compressões subjacentes. Campinas: Mercado de Letras, 2019, p. 69–94.

SOUZA, Ivanize Ribeiro. Conceitos bakhtinianos no contexto da reformulação curricular da educação básica do Paraná. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2010, p. 104.

KUIAVA, José. Para aquém e para além do cotejo dos textos. In: Grupo de estudos dos gêneros do discurso – [GEGE]. Palavras e contrapalavras: Entendendo o cotejo como proposta metodológica. São Carlos: Pedro & João editores, 2017, p. 136-147.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Vasconcelos, E. P. (2023). Um cotejo entre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(43), 307–325. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.78890