O uso dos recursos multimodais no cineclube virtual de educadores: ponto de encontro durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.61934

Palavras-chave:

cineclube, multimodalidade, formação contínua, pandemia.

Resumo

Devido à pandemia de COVID-19 e às orientações das autoridades de saúde para o distanciamento social, muitas atividades, em vários âmbitos, foram reconfiguradas e passaram a acontecer virtualmente. O estudo aqui apresentado se constrói a partir de atividades realizadas em um cineclube de educadores na região noroeste da cidade de São Paulo, cuja participação/interação que ocorria presencialmente, foi adaptada para o meio virtual, durante a pandemia. Nesse meio, buscamos compreender, por meio da análise multimodal, como o cineclube virtual contribui para o envolvimento dos participantes. A metodologia foi organizada por meio da análise dos recursos multimodais disponíveis no aplicativo Zoom. Os resultados apontam para a importância da compreensão da composição dos recursos multimodais na transformação de realidades em ambientes educacionais.

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Biografia do Autor

Sandra Santella de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Formada em Letras e Pedagogia, especialista em Literatura e crítica literária e Mestre em Educação: Formação de Formadores e Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuante nas áreas de educação desde 2002, ingressante na Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME-SP) a partir de 2008, onde recentemente tem se dedicado na área de Educomunicação. Foi Coordenadora de Projetos no CEU Parque Anhanguera e formadora de professores da Diretoria Regional de Pirituba e colaborou na construção do currículo “Diálogos Interdisciplinares a Caminho a Autoria” da RME SP. É associada à ABPEducom. Integra o grupo de pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (LACE) da PUC-SP Atua na gestão escolar desde 2015, atualmente é coordenadora pedagógica na EMEF Remo Rinaldo Naddeo.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

DE SOUSA, Sandra Santella. O uso dos recursos multimodais no cineclube virtual de educadores: ponto de encontro durante a pandemia. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 43, p. 271–290, 2023. DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.61934. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/61934. Acesso em: 29 jun. 2025.