Ensino de Língua Portuguesa na modalidade educação remota: análise de uma experiência contemporânea

Autores

  • Alessandra Cristina Costa Mendes UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54160

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Ensino de Língua Portuguesa, Leitura e escrita, Ensino Remoto.

Resumo

O ano de 2020 é um marco na história, sobretudo pelas imposições provocadas pela pandemia de Covid-19. Diante disso, algumas questões instigam a comunidade acadêmica, especialmente no que tange ao fazer pedagógico que, repentinamente, exigiu que professores e alunos revissem suas relações no processo ensino-aprendizagem. Assim, o principal objetivo desta pesquisa envolve a apresentação de conceitos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa, às estratégias de ensino na modalidade educação remota e à análise da proposta pedagógica adota pela Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. O estudo dialoga com as pesquisas de Mascuschi (2002 e 2010), com ênfase nas questões relativas ao texto. Os resultados versam sobre as expectativas da educação pós-pandemia.

Gêneros textuais; Ensino de Língua Portuguesa; Leitura e escrita; Ensino Remoto.

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Biografia do Autor

Alessandra Cristina Costa Mendes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Mestranda em Língua Portuguesa (UERJ), início em 2020.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

MENDES, Alessandra Cristina Costa. Ensino de Língua Portuguesa na modalidade educação remota: análise de uma experiência contemporânea. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 34, p. 97–112, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2020.54160. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/54160. Acesso em: 28 jul. 2025.