Ensino remoto em tempos de Covid-19: percepções de alunos do curso de Letras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54136

Palabras clave:

ensino presencial, ensino a distância, ensino remoto

Resumen

A pandemia do Covid-19 impeliu universidades a suspenderem suas atividades que, aos poucos, foram transferidas para a modalidade de ensino remoto. Nesse contexto, professores e alunos passaram a conviver com novos formatos de ensino que se propunham a atenuar os efeitos da interrupção das aulas presenciais. Com o objetivo de nos somar às reflexões e estudos que tentam compreender os impactos dessa realidade, propomo-nos a analisar as percepções que graduandos de Letras da modalidade presencial tiveram do ensino remoto depois de cursarem disciplinas em uma plataforma virtual de aprendizagem. Os principais resultados apontam a falta de interação presencial como maior desvantagem; e a maior autonomia na organização dos estudos como maior vantagem do ensino remoto em comparação ao presencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Barboza de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Letras do Campus IV (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Publicado

2020-12-21

Cómo citar

LIMA, Fernanda Barboza de. Ensino remoto em tempos de Covid-19: percepções de alunos do curso de Letras. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 34, p. 60–78, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2020.54136. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/54136. Acesso em: 1 oct. 2025.