A oclusiva glotal e outros gestos laríngeos na produção de falantes de inglês como L1 e L2
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54117Palavras-chave:
Oclusiva glotal, Oclusiva alveolar, Gestos Laríngeos, Inglês como L2.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção da oclusiva glotal [ʔ] em substituição da oclusiva alveolar /t/ por falantes de inglês como L1 e L2, por exemplo “cotton” (algodão), podendo ser produzida como co[t]on ou co[ʔ]on. Nossa Fundamentação teórica se baseia em estudos como os de Lima-Gregio (2011) e Garellek (2015) sobre processos acústico-articulatórios da oclusiva glotal e gestos laríngeos e em Balas (2012) sobre sua produção em inglês/L2. Na Metodologia, coletamos dados de dois grupos: falantes de inglês/L1 e L2 através de leitura de texto e enunciados. Nossos resultados apontam que a produção da oclusiva glotal é bastante recorrente entre nativos de inglês e significativamente menor pelos falantes brasileiros. Ademais, nos deparamos com outros gestos fonéticos para ambos os grupos: laringalização e reforço glotal e, apenas para os brasileiros, o apagamento da oclusiva alveolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.