O realismo fantástico em “Incidente em antares ”: o sobrenatural a serviço da recriação de identidades brasileiras e suas relações políticas numa cidade metafórica.
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38371Palavras-chave:
Incidente em Antares, fantástico, horror.Resumo
Este trabalho discute como o realismofantástico se torna um recurso relevante para
o estabelecimento de uma crítica às relações
políticas existentes na obra “Incidente em
Antares”. Para tanto, apropria-se do
“incidente’ sobrenatural de cadáveres
levantarem-se de seus caixões e buscarem a
comunicação com os vivos para apresentar
como as reações do horror ou do afeto
revelam a importância de tipos sociais (a
matriarca, o advogado corrupto, a prostituta
velha, o maestro paralisado, o anarquista
debochado, o revolucionário torturado e o
bêbado assassinado) nos espaços público e
privado. Este trabalho, então, fundamenta-se
nas teorias sobre fantástico (TODOROV, 1975),
horror (FRANÇA, 2008) e identidade
(HALL,2000) para se compreender a metáfora
da cidade Antares. A intenção, portanto, é
analisar como as personagens da obra são
representações identitárias brasileiras em
suas relações de poder ou de afeto e como
estas relações explicam suas funções sociais
num espaço em permanente conflito.
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