O realismo fantástico em “Incidente em antares ”: o sobrenatural a serviço da recriação de identidades brasileiras e suas relações políticas numa cidade metafórica.
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38371Keywords:
Incidente em Antares, fantástico, horror.Abstract
Este trabalho discute como o realismofantástico se torna um recurso relevante para
o estabelecimento de uma crítica às relações
políticas existentes na obra “Incidente em
Antares”. Para tanto, apropria-se do
“incidente’ sobrenatural de cadáveres
levantarem-se de seus caixões e buscarem a
comunicação com os vivos para apresentar
como as reações do horror ou do afeto
revelam a importância de tipos sociais (a
matriarca, o advogado corrupto, a prostituta
velha, o maestro paralisado, o anarquista
debochado, o revolucionário torturado e o
bêbado assassinado) nos espaços público e
privado. Este trabalho, então, fundamenta-se
nas teorias sobre fantástico (TODOROV, 1975),
horror (FRANÇA, 2008) e identidade
(HALL,2000) para se compreender a metáfora
da cidade Antares. A intenção, portanto, é
analisar como as personagens da obra são
representações identitárias brasileiras em
suas relações de poder ou de afeto e como
estas relações explicam suas funções sociais
num espaço em permanente conflito.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.