Uma análise de uma tarefa avaliativa em uma sala de língua inglesa realizada colaborativamente
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37342Palavras-chave:
Ensino de língua estrangeira, aprendizagem colaborativa, avaliação.Resumo
Este artigo investiga as implicações de se realizar uma tarefa avaliativa de maneira colaborativa em uma sala de aula de língua inglesa. Para tanto, usa-se como base o conceito vygotskyano de Zona de Desenvolvimento Proximal, o conceito de scaffolding de Wood, Bruner e Ross, e, finalmente, postulações de diversos autores sobre a aprendizagem colaborativa. Os dados deste artigo revelaram resultados positivos para além da mera execução da tarefa em questão: os alunos em ação colaborativa sentiram-se menos tensos e praticaram inglês entre eles durante a realização da atividade. Isso pode apontar para uma possível vantagem em se realizar avaliações colaborativamente, visto que a avaliação deve ser vista não apenas como medição de conhecimentos, mas promoção de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.