Uma análise de uma tarefa avaliativa em uma sala de língua inglesa realizada colaborativamente
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37342Keywords:
Ensino de língua estrangeira, aprendizagem colaborativa, avaliação.Abstract
Este artigo investiga as implicações de se realizar uma tarefa avaliativa de maneira colaborativa em uma sala de aula de língua inglesa. Para tanto, usa-se como base o conceito vygotskyano de Zona de Desenvolvimento Proximal, o conceito de scaffolding de Wood, Bruner e Ross, e, finalmente, postulações de diversos autores sobre a aprendizagem colaborativa. Os dados deste artigo revelaram resultados positivos para além da mera execução da tarefa em questão: os alunos em ação colaborativa sentiram-se menos tensos e praticaram inglês entre eles durante a realização da atividade. Isso pode apontar para uma possível vantagem em se realizar avaliações colaborativamente, visto que a avaliação deve ser vista não apenas como medição de conhecimentos, mas promoção de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.