Sérgio Vaz e a poesia das “Quebradas”: um estudo semiolinguístico acerca das competências de leitura
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35305Palavras-chave:
Texto literário, semiolinguística, competências de leitura.Resumo
Sérgio Vaz, ao produzir as suas poesias, constrói uma reflexão acerca da vida do jovem negro morador das periferias paulistanas. Assim, o seu texto busca provocar no leitor o “sentir”. Muitas vezes, o sentimento de incômodo é o mais latente, já que, ao retratar as discrepâncias sociais presentes em nossa sociedade, o poeta parece buscar transportar o seu interlocutor a acionar os sentidos que abarquem o universo de injustiças, preconceitos e violência que envolvem distintas classes sociais. O artigo busca, portanto, analisar quais competências precisam ser acionadas pelo leitor a fim de que a compreensão do texto literário seja realizada no maior número de camadas possível. Entendemos leitura competente a partir da perspectiva da Teoria Semiolinguística, postulada por Patrick Charaudeau. Dessa forma, o trabalho visa a identificar quais competências (CHARAUDEAU, 2001) precisam ser alcançadas pelo leitor para que os três níveis da linguagem (CHARAUDEAU, 2001) que constituem o texto sejam atingidos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.