Sérgio Vaz e a poesia das “Quebradas”: um estudo semiolinguístico acerca das competências de leitura

Authors

  • Janayna Rocha da Silva UFF
  • Joyce Silva dos Santos Monforte UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35305

Keywords:

Texto literário, semiolinguística, competências de leitura.

Abstract

Sérgio Vaz, ao produzir as suas poesias, constrói uma reflexão acerca da vida do jovem negro morador das periferias paulistanas. Assim, o seu texto busca provocar no leitor o “sentir”. Muitas vezes, o sentimento de incômodo é o mais latente, já que, ao retratar as discrepâncias sociais presentes em nossa sociedade, o poeta parece buscar transportar o seu interlocutor a acionar os sentidos que abarquem o universo de injustiças, preconceitos e violência que envolvem distintas classes sociais. O artigo busca, portanto, analisar quais competências precisam ser acionadas pelo leitor a fim de que a compreensão do texto literário seja realizada no maior número de camadas possível. Entendemos leitura competente a partir da perspectiva da Teoria Semiolinguística, postulada por Patrick Charaudeau. Dessa forma, o trabalho visa a identificar quais competências (CHARAUDEAU, 2001) precisam ser alcançadas pelo leitor para que os três níveis da linguagem (CHARAUDEAU, 2001) que constituem o texto sejam atingidos.

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Author Biographies

Janayna Rocha da Silva, UFF

Mestranda em Linguística – Estudos da Linguagem / Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem – Universidade Federal Fluminense (UFF)

 

Joyce Silva dos Santos Monforte, UFF

Mestranda em Linguística – Estudos da Linguagem / Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Published

2018-07-03

How to Cite

SILVA, Janayna Rocha da; MONFORTE, Joyce Silva dos Santos. Sérgio Vaz e a poesia das “Quebradas”: um estudo semiolinguístico acerca das competências de leitura. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 26, p. 364–382, 2018. DOI: 10.12957/palimpsesto.2018.35305. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35305. Acesso em: 26 jun. 2025.